Um avião de passageiros russo fez um pouso de emergência nesta quinta-feira (15) em um milharal perto de Moscou após ter colidido com um bando de pássaros.
Vinte e três pessoas ficaram feridas no incidente, as quais viram a aeronave pousar com os motores desligados e trem de pouso retraído, disseram oficiais da saúde.
O Airbus 321 da Ural Airlines estava viajando para Simferopol na Crimeia quando colidiu com o bando de gaivotas logo após decolar, interrompendo o funcionamento de seus motores.
A mídia estatal chamou o pouso de “o milagre sobre Ramenskoie”.
A companhia aérea disse que o avião ficou muito danificado e não voaria novamente. Uma investigação oficial está em curso.
O avião tinha 233 pessoas a bordo quando as aves foram sugadas para dentro de seus motores e a tripulação decidiu pousar imediatamente.
Um passageiro disse à TV estatal que o avião começou a chacoalhar violentamente após a decolagem.
“Cinco segundos depois as luzes no lado direito do avião começaram a piscar e tinha um cheiro de queimado. Então pousamos e todos correram”, disse ele.
Видео посадки А321 на кукурузное поле в Подмосковье. Снимает один из пассажиров.
Судя по звуку, двигатели работают с перебоями. pic.twitter.com/wytF75Lf59
— baza (@bazabazon) August 15, 2019
A agência de transporte aéreo Rosaviastia disse que avião pousou em um milharal a cerca de 1Km da pista do Aeroporto Internacional de Zhukovsky, com seus motores desligados e trem de pouso retraído.
Os passageiros foram evacuados do avião, com alguns sendo levados a hospitais para receber tratamento e outros direcionados de volta ao aeroporto.
O ministério da saúde disse que cinco crianças estavam entre os hospitalizados após o pouso de emergência.
O diretor geral da Ural Airlines, Kirill Skuratov, disse à agência estatal russa Tass que os passageiros que quisessem continuar suas viagens seriam colocados em voos alternativos após passarem por exames médicos.
A mídia russa comparou o incidente ao voo da US Airways que realizou um pouso de emergência no Rio Hudson logo após decolar em 2009.
Colisões entre pássaros e aviões são uma ocorrência comum na aviação, com milhares reportadas todos os anos só nos EUA. Entretanto, elas raramente resultam em acidentes ou causam danos à aeronave.
Fonte: BBC