A rede varejista Costco construiu uma imensa cartela de clientes nos EUA, e também em outros países, mas agora é a vez da China.
A primeira loja no país foi tão popular que teve que fechar suas portas logo no primeiro dia de abertura por causa da aglomeração de pessoas.
A varejista americana inaugurou sua primeira loja física em Xangai na manhã de terça-feira (27) e o local ficou muito cheio para ser mantido aberto.
“A loja ficou muito congestionada”, disse a Costco em uma mensagem de texto de alerta aos seus membros na China. “A fim de oferecer uma melhor experiência de compras, a Costco suspenderá as operações no período da tarde. Por favor, não venham”.
Amid hour-long lines, customers fight over products as Costco opens its first store in China https://t.co/wn4mNU9zQ5 pic.twitter.com/SIYrSdOqT0
— TIME (@TIME) August 28, 2019
A polícia foi enviada para controlar a multidão e o tráfego de veículos nas imediações da loja.
“Para sua segurança, esperamos que os cidadãos que querem ir à Costco possam manter uma atitude racional sobre consumo e evitar sair durante as horas de rush. Aqueles que já estão lá, sigam as ordens”, disse a polícia de Xangai em uma declaração em sua conta verificada na rede social Weibo, o Twitter da China.
As fotos publicadas pela polícia com a declaração incluíram uma de uma placa da Costco no lado de fora da loja: “O estacionamento está lotado. Espera de 3 horas”.
A estrada à frente
Enquanto a Costco já tenha presença online na China há 5 anos através de uma parceria com a empresa de e-commerce chinesa Alibaba, a nova loja física em Xangai marca um investimento significante.
O programa de membership anual da Costco, que forma a maior parte de seu lucro, também é mais barato na China – custa 299 yuans (US$42) comparado a US$60 nos EUA.
Mas apesar da agitação em torno da loja de Xangai, a varejista americana terá que provar que consegue permanecer no país por um longo período.
Ela terá que competir não somente com rivais globais como a Walmart e grandes chinesas como a Alibaba e a JD.com, mas também com as rápidas mudanças econômicas da China e crescente indústria online varejista.
“Há um grande potencial de mercado para a Costco na China, já que seu valor para estratégia de dinheiro é atrativo para muitos consumidores da classe média”, disse Michele Huang, analista na Rabobank em Xangai.
“Se a Costco pode ter êxito a longo termo depende de como ela consegue se adaptar ao cenário varejista dinâmico da China”, enfatizou.
Fonte: CNN Business