Nas 3 províncias do norte de Kyushu a chuva pesada causou vítimas e desastres. A Toyota Motors, planta de Miyakawa (Fukuoka), encerra o expediente às 16h de quarta-feira (28), extraordinariamente. Ainda não avaliou se retorna no dia seguinte.
Da mesma forma, a Daihatsu, planta de Kurume (Fukuoka), já encerrou o expediente a partir do horário do almoço, a fim de garantir a segurança dos funcionários. A indústria de pneus Bridgestone, de Asakura (Fukuoka), fez o mesmo.
Pancadas de chuva como cascata
A combinação da frente de ar e da atmosfera úmida provoca chuva em ampla área, de Tokai a Kanto Koshin. Em Hakone (Kanagawa) houve registro de 77,5mm/h na quarta-feira. Na província de Shizuoka, além da chuva intensa ocorreram danos em Mishima por causa do tornado.
Há possibilidade da chuva torrencial cobrir essa ampla área até a manhã de quinta-feira (29). As águas deverão cair mais forte desde o final da tarde de quarta-feira, com previsão de índice pluviométrico superior a 30mm/h, com raios e risco de rajadas de vento.
Até a manhã seguinte poderá cair uma chuva torrencial e intermitente, requerendo atenção para o tornado, além dos desastres como deslizamentos e enchentes. A previsão é de 80mm para Aichi e Mie, e de 180mm em Gifu.
Fontes: CBC TV, Nikkei, Nikkan Sports e Tenki