Às 6h de quarta-feira (28) a Agência de Meteorologia do Japão realizou uma coletiva de imprensa para dar alerta especial de chuva torrencial nas 3 províncias da região Kyushu.
Uma chuva sem precedentes e que só ocorre a cada década cobre diversas cidades das províncias de Fukuoka, Saga e Nagasaki. Ela coloca em risco a vida da população local por causa do temor de ocorrência de desastres graves.
O alerta foi de nível 5, máximo dentre todos, apelando para salvar e proteger a vida.
Desde a madrugada o índice pluviométrico no norte de Kyushu chegou a 120mm/h, em algumas cidades. Como é uma chuva muito pesada, do tipo que a população nunca teve experiência, pode ser que desastres de grande proporção já tenham ocorrido, como deslizamento, inundações, alagamentos e enchentes.
Quem não pode sair para se abrigar nos locais de evacuação a recomendação é de procurar por um local alto e seguro dentro do ambiente ou prédio, afastando-se das proximidades dos rios e das encostas das montanhas.
“As nuvens estão praticamente estagnadas, por isso, há possibilidade de que a chuva pesada continue até o final da tarde ou de noite”, informou a AMJ.
==A AMJ cancelou o alerta às 16h de quarta-feira==
Fontes: ANN e NHK