A hipertermia e insolação são fatores de preocupação com as altas temperaturas dessa onda de calor que já perdura mais de 2 semanas. Se o ser humano sofre o cão de estimação também.
A médica veterinária Hiroko Tanabe foi ouvida pelo Weather News para informar sobre os cuidados com o melhor amigo do homem. Ela diz que os pets com menos de 1 ano e idade superior a 7 requerem atenção redobrada.
Cães com o focinho curto, os que já tiveram hipertermia no passado, os que têm doenças, exigem muito mais atenção.
Causas da hipertermia e como evitar
As causas da hipertermia nos cães são luz solar direta, alta temperatura, alta umidade e ausência de vento. Mesmo se o ar- condicionado for usado em ambientes internos, existe a possibilidade de insolação. Quando é criado fora, a luz solar direta na sua casinha ou no concreto é danosa.
Por isso, é importante usar o ar-condicionado para refrescar o ambiente onde ele fica e não deixar que a luz solar atinja o local diretamente.
Um ponto importante é na hora de dar um volta com ele. Se o asfalto estiver com uma temperatura de 55ºC o pet vai sentir pelo menos 40ºC por causa de sua altura, enquanto o ser humano adulto sentirá 30ºC.
Por isso, a recomendação da veterinária é escolher o amanhecer ou a noite, depois que estiver mais fresco, para sair com ele.
Água, bebida isotônica ou leite?
O cão necessita de reposição de água, como o ser humano que toma esse líquido precioso suplementado com sal ou bebidas isotônicas. Já o pet não precisa de bebida isotônica pois a perda de minerais não se compara aos humanos, já que sua transpiração ocorre nas patas. Basta hidratá-lo com água.
A médica adverte sobre o leite pois há pessoas que pensam que essa bebida ajuda na suplementação. Mas ela diz que há risco de alguns cães terem diarreia, e aí sim, perder minerais, sendo perigoso para sua saúde. Por isso, é melhor dar água mesmo.
Procedimentos na suspeita de hipertermia
Se perceber que o corpo dele está mais quente que o normal, com respiração ofegante e babando excessivamente podem ser sinais de hipertermia. Se o quadro se agravar poderá ter convulsão.
Com esse quadro leve-o a um local fresco, dê água e refresque as articulações com toalha gelada. Assim que melhorar um pouco, leve-o à clínica.
A médica recomenda cuidados no verão, por isso, o ambiente e a caminhada merecem atenção.
Fonte: Weather News