Cerca de um mês após o incêndio criminoso, o círculo de suporte para o estúdio Kyoto Animation – KyoAni– se espalha para indivíduos e empresas de dentro e fora do Japão, com muitos oferecendo palavras de encorajamento e doações à companhia japonesa.
Domingo marcou 1 mês desde o ataque em 18 de julho no estúdio de número 1 da companhia em Quioto que deixou 35 mortos e dezenas de outras pessoas feridas.
No sábado (17) muitos fãs estiveram no local para depositar flores em um altar.
De acordo com um advogado que representa a companhia, um total de aproximadamente ¥1.968 bilhão estava depositado desde a terça-feira (13) em uma conta dedicada, aberta pelo KyoAni, para doações.
A quantia é composta por depósitos de indivíduos, assim como doações coletadas por outras companhias e grupos, incluindo ¥249 milhões adquiridos das 119 lojas Animate que vendem produtos relacionados a anime dentro e fora do país.
O elo de suporte foi além do Japão.
Uma companhia de distribuição dos EUA iniciou uma campanha de crowfunding (financiamento coletivo), enquanto outras firmas relacionadas a animes na China, França e Arábia Saudita ofereceram ajuda financeira.
O KyoAni também recebeu mensagens de suporte de pessoas que incluíram fãs que participaram de eventos de anime realizados na Alemanha e Taiwan.
Fonte: Yomiuri