A Delegacia Niigata Chuo entregou diplomas de agradecimento a duas irmãs residentes na capital, em Niigata, por terem resgatado um homem na faixa dos 30, levado pelas ondas do mar.
As homenageadas são Harumi Obata, 69, e sua irmã e Kyoko Kawai, 66. Na ocasião da entrega a mais velha contou que nada 3 vezes por semana e a outra pratica mergulho desde jovem.
Por volta do meio-dia do dia 18 as duas estavam na praia de Hiyoriyama, em Niigata, com seus familiares, incluindo os netos. Ouviram o salva-vidas gritando e viram um homem se afastando da praia, com boia.
A mais velha teria dito “até que o socorro chegue ele vai se afastar ainda mais” e a outra concordou dizendo “bora lá”. O mar estava agitado, com elevação das ondas, chegando a 2,3 metros de altura.
Antes de pularem na água o homem estava a uns 100 metros da praia. Quando as duas chegaram até ele já tinha se afastado ainda mais, a 150m. A vítima estava em estado de pânico mesmo com a boia. Elas, por prevenção, levaram uma boia para evitar um segundo acidente. Encaminharam o homem até o quebra-mar para confiá-lo à equipe de resgate que já estava de prontidão.
O socorrido não teve nenhuma lesão e em seguida voltou para casa. “Ficamos aliviadas em poder salvá-lo”, relataram para a polícia. “Estamos surpresas em receber esta homenagem”, disseram.
Fontes: NHK e Asahi