Números crescentes de empresas japonesas estão movendo suas capacidades de produção da China enquanto conflitos comerciais entre os EUA e a nação da Ásia Oriental se intensificam.
O presidente dos EUA Donald Trump anunciou em 1º de agosto tarifas adicionais que deixariam todas as importações da China sujeitas a essa cobrança com início em setembro se a medida entrar em vigor.
Empresas japonesas que exportam seus produtos fabricados na China para os EUA estão movendo suas instalações de produção para fora da China para evitar as tarifas.
A Ricoh mudou para a Tailândia a produção da maioria de suas impressoras-copiadoras multifunção que têm como destino os EUA, enquanto fábricas chinesas fabricam produtos para o Japão e Europa.
A Nintendo vem produzindo a maioria de seus videogames Switch na China, mas começou a produção no Vietnã neste verão. A fábrica no Vietnã poderia ser usada para fabricar produtos destinados aos EUA.
A Sharp Corporation anunciou um plano de construir uma fábrica para produzir telas de cristal líquido e filtros ar no Vietnã.
Representantes da Sharp disseram que vão considerar mover para o Vietnã a produção com destino aos EUA dependendo de como a guerra comercial entre os EUA e China progredir.
Além disso, a Mitsubishi Electric decidiu produzir no Japão alguns de seus semicondutores e máquinas industriais que têm como destino os EUA.
Segundo analistas da indústria, é provável que mais empresas sigam a ação.
Fonte: NHK