O grande tufão Krosa ainda nem se aproximou de Miyazaki e já está provocando tempestade e rajadas de vento em ampla área. Muitas províncias estão sob chuva forte com previsão de pancadas.
Além disso as áreas litorâneas estão perigosas com a elevação das ondas de até 10 metros em Shikoku e 9 em Tokai. Para quem vive na região costeira deve ficar atento à ressaca que pode causar inundação.
Ventos de 20m/s ou 72Km/h derrubam um adulto andando na rua e podem desestabilizar um veículo. Por isso, quando há alerta de tufão não convém sair sem necessidade. Em Shikoku e Kyushu a previsão é de que as rajadas possam chegar a 45m/s ou 162Km/h.
O tufão pode ser a causa de enchentes, inundações, alagamentos e deslizamento, provocando desastres.
Aumento na previsão do volume de chuva
A estimativa aumentou de 1.000 para até 1.200mm de índice pluviométrico total nas regiões com previsão de chuva intensa.
Até a tarde de quinta-feira os índices máximos previstos em 24h são:
- 900mm em Shikoku
- 600mm em Tokai
- 500mm em Kinki, norte e sul de Kyushu
Até a tarde de sexta-feira os índices máximos previstos em 24h são:
- 600 a 800mm em Tokai
- 400 a 600mm em Shikoku e Kinki
- 200 a 300mm no norte de Kyushu e Chugoku
- 100 a 150mm no sul de Kyushu
Portas fechadas na quinta-feira
Muitas empresas das regiões Shikoku e Kyushu pretendem fechar as portas na quinta-feira por causa da aproximação do tufão, para não colocar seus funcionários em risco. São bancos, lojas de departamento e companhias seguradoras que já informaram a decisão.
A recomendação da Agência de Meteorologia do Japão é que os residentes fiquem atentos aos alertas das autoridades locais. Se for o caso, recomenda-se buscar abrigo durante o dia, enquanto está claro.
Praias e encomendas
Em Kanagawa, mesmo bem distante do olho do tufão, 5 praias estão fechadas para banhistas por causa da elevação das ondas, na quarta-feira.
Nas províncias de Shikoku e Kyushu, tanto os Correios quanto as demais empresas de entrega de encomendas já informaram que ocorrerá atraso.
Fontes: Yahoo! e NHK