A Peach é a primeira aérea japonesa a responder às crescentes tensões entre os dois países ao cortar serviços (banco de imagens)
A companhia de baixo custo (LCC- Low Coast Carrier) Peach Aviation informou na sexta-feira (30) que suspenderá ou reduzirá voos que conectam o Japão e a Coreia do Sul, tornando-se a primeira aérea japonesa a responder às crescentes tensões entre os dois países ao cortar serviços.
Publicidade
Oito companhias aéreas sul-coreanas que incluem a Korean Air Lines, a Asiana Airlines e a Air Seoul, uma LCC, já anunciaram suspensões de voos ou redução de serviços ao Japão após uma queda no número de sul-coreanos que fazem a viagem.
A Peach Aviation disse que encerrará os serviços indefinidamente entre o aeroporto de New Chiose em Hokkaido e Incheon, em Seul, a partir de 28 de outubro e os voos Kansai-Busan a partir de 7 de janeiro devido à falta de demanda da Coreia do Sul. O voo New Chitose-Incheon foi lançado há apenas alguns meses, em 25 de abril.
O trajeto Naha-Incheon será suspenso temporariamente de 28 de janeiro a 22 de fevereiro. Todas as três rotas atualmente têm uma viagem de ida e volta por dia.
“Tomamos a decisão após julgar holisticamente a situação, incluindo a economia sul-coreana em deterioração e a depreciação do won”, disse um oficial da Peach.
Os voos ida e volta Kansai-Incheon serão reduzidos de quatro para três por dia entre 11 de novembro e 8 de dezembro, de acordo com a subsidiária da ANA Holdings. O trajeto Haneda-Incheon, a rota restante oferecida pela companhia aérea entre os países, será mantida como está.
As relações entre os vizinhos asiáticos afundaram ao nível mais baixo em anos após o Japão ter endurecido as regras de exportação para a Coreia do Sul, o que Seul vê como retaliação para decisões de tribunais ordenando a firmas japonesas que indenizassem grupos de sul-coreanos por questões de trabalho em tempo de guerra.
Fonte: Kyodo