Quatorze pessoas tiveram que ser atendidas em Madri, na Espanha, após sofrerem ferimentos quando um voo operado pela companhia aérea espanhola Evelop sofreu forte turbulência em rota partindo das Ilhas Maurício, na África Oriental, disse na quarta-feira (21) um representante da empresa que se não quis ser identificado.
O Airbus A330-343 pousou de forma segura em seu destino original no aeroporto de Barajas em Madri na noite de terça-feira (20) após sofrer um episódio de turbulência de céu claro de 15 segundos nos céus sobre a Etiópia.
Três tripulantes estavam entre os feridos. A fonte da companhia aérea disse que 11 passageiros haviam ignorado o alerta para afivelar o cinto de segurança antes do avião entrar na zona de turbulência.
Em uma reportagem do El Mundo na quarta-feira, o jornal citou um passageiro dizendo que a turbulência fez com que várias pessoas “voassem em direção ao teto e flutuasse no ar, como vemos nos filmes”.
“Todos nós pensamos que íamos morrer”, disse ele ao El Mundo, enfatizando que após o pouso seguro os passageiros aplaudiram a tripulação e se abraçaram.
O que é a Turbulência de Ar Claro?
A Turbulência de Ar Claro (CAT, do inglês Clear Air Turbulence) ocorre em seus azuis claros, sem qualquer indicação visual como nuvens.
Ela é causada quando massas de ar se movendo a diferentes velocidades se encontram, e não podem ser identificadas a olho nu ou com radar convencional.
Os pilotos usam registros de outras aeronaves, passados via controle de tráfego aéreo, para rastrear os caminhos da CAT.
Fonte: The New York Times