O Secretário Chefe de Gabinete Yoshihide Suga fez um pronunciamento na manhã de quinta-feira (15) a respeito da aproximação do tufão número 10.
Ele explicou que por ordem do Primeiro-Ministro Shinzo Abe, foi realizada uma reunião na quarta-feira. Pediu a divulgação completa das informações de forma rápida e fácil, além de manter as Forças Armadas bem informadas, em estreito contato com as prefeituras locais das regiões por onde passa o tufão.
Ordenou ainda que todos se empenhem ao máximo nas medidas de emergência na prevenção de desastres.
Peço que tomem ações para proteger a vida…
Além disso fez um apelo à população das áreas sob chuva intensa, tempestade e elevação das ondas. “Peço que tomem ações para proteger a vida, preparando-se para a evacuação baseadas nas informações, de modo a buscar abrigo antes que seja tarde”, disse.
Tufão de 2011 gerou 68 mortes
O grande tufão Krosa tem semelhanças com o de número 12 ocorrido em setembro de 2011. Nessa ocasião ele se aproximou de Kochi, trazendo chuva intensa de 1.000mm também em Mie, Nara e Wakayama.
Nessas 3 províncias casas e pontes foram levadas, Kiho (Mie) teve mais de mil casas inundadas, com desaparecidos e mortes.
O lamentável saldo de danos humanos foi de 68 pessoas mortas nas 3 províncias por desastres como inundações e deslizamentos.
Para evitar a mesma tragédia a Agência de Meteorologia do Japão pede que as pessoas busquem abrigo antes que a chuva e o vento fiquem muito fortes.
Fontes: NHK e Tokai TV