De acordo com informação da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ o grande tufão de número 10 que estava estagnado voltou a se mover. Às 6h de segunda-feira (12) perdeu a potência, deixando de ser classificado como forte.
A região oeste do país deverá ser afetada no dia 15, com sua aproximação. Por causa de sua influência as regiões da costa do Oceano Pacífico, de leste a oeste, deverão ter ventos fortes além de elevação das ondas, cuja previsão é de chegar a até 6 metros de altura a partir da noite de terça-feira (12).
Mesmo distante causa chuva
A partir de terça-feira ampla área deverá ter chuva forte. A previsão é de índices pluviométricos altos em 24h. Veja:
- Tokai, até 150mm
- Kinki, até 100mm
Até quarta-feira (14) de manhã, os índices sobem mais ainda:
- Tokai, de 200 a 300mm
- Kinki e Kyushu, de 100 a 200mm
- Shikoku e Okinawa, de 100 a 150mm
E quando o tufão Krosa se aproximar ainda mais da região oeste a chuva tende a aumentar. Caso volte a ganhar potência por conta da alta temperatura da superfície do mar, poderá causar danos.
Elevação das ondas na costa
A recomendação é ficar atento às previsões, pois de Okinawa a Tokai ocorrerão chuvas fortes, tempestades, elevação das ondas e maré ciclônica, podendo causar ressaca. Antes mesmo da aproximação dele, de Okinawa a Kanto, a costa está com elevação das ondas, por isso, a recomendação é de cautela nas praias.
A Associação dos Meteorologistas recomenda aos residentes das regiões Shikoku e Kyushu prevenção, ou seja, que já tenham em mãos os pontos dos locais de evacuação caso seja necessário, além de outras providências.
Fontes: Tenki, NHK e Weather News