A East Japan Railway está buscando lançar um serviço de ferry que conecta o aeroporto de Haneda com a central de Tóquio para atrair visitantes do exterior e garantir rota de transporte adicional durante desastres, disseram fontes da empresa na sexta-feira (16).
Junto com sua planejada linha ferroviária que liga o aeroporto de Haneda com principais estações em Tóquio, a empresa também conhecida como JR East, visa melhorar de forma significativa o acesso com o planejado serviço de ferry, o qual poderá iniciar operações no próximo ano, disseram as fontes.
Com base no modelo de Brooklyn de Nova Iorque, a empresa planeja ligar atrações turísticas populares como Asakusa e Nihonbashi ao estabelecer o distrito de Takeshiba, localizado perto da estação Hamamatsucho da JR, como terminal para a nova rota aquática.
A empresa também está considerando um plano para lançar rotas que atendem pontos turísticos, em antecipação às Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio no próximo ano, antes de outras rotas.
A área de Takeshiba em Minato está localizada no centro de um projeto de redesenvolvimento de grande escala que está sendo conduzido pela JR East. Sob seu projeto, cuja conclusão está prevista para 2020, a área abrigará hotéis, teatros, escritórios e outras instalações.
A JR East fará parceria com operadoras de barcos turísticos na cidade e planeja operar embarcações que são pequenas o suficiente para navegar nos vários rios e canais perto da costa, disseram as fontes.
Os passageiros poderão evitar congestionamento e desfrutar da vista, enquanto custos de infraestrutura, como pontos de ancoramento para barcos, também serão baixos.
De janeiro a novembro do ano passado, a JR East realizou um teste de rota aquática partindo do distrito de Takeshiba. A empresa recebeu feedback positivo dos passageiros, com comentários como “Vi a cidade de um ângulo diferente” e, “Foi mais conveniente do que eu esperava”.
Na ocorrência de um terremoto de grande escala na capital, a JR East poderia utilizar a rota aquática para transportar feridos e mantimentos, mesmo quando estradas estão bloqueadas e serviços de trem são suspensos, disseram as fontes.
Em relação ao redesenvolvimento da área, chamado de “Waters Takeshiba”, a JR East planeja abri-lo parcialmente no mês de abril em tempo para as Olimpíadas de Tóquio. A área também incluirá um novo local de apresentação para a companhia de teatro Shiki.
Fonte: Mainichi