Embora no calendário oriental o dia 8 marque a entrada no outono – Risshu – o 13.º termo solar dentre os 24, as temperaturas mostram que ainda o pico do verão continua.
Em várias cidades os termômetros chegaram a 39ºC na quinta-feira. Em 194 pontos de observação foram constatadas temperatura igual ou superior a 35ºC.
Por conta do anticiclone sobre o Oceano Pacífico a onda de calor já dura 2 semanas, segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.
No período de 25 de julho a 7 de agosto foram observadas temperaturas mais altas do que as médias anuais. Foram +2.8℃ em Tóquio, +2.3℃ em Niigata, +1.9℃ em Nagoia, +1.6℃ em Hiroshima e assim por diante.
Nessas cidades as temperaturas foram até 3ºC mais elevadas comparadas ao verão do ano passado.
Justin Bieber se rende ao popular gadget no Japão
O astro Justin Bieber que veio ao Japão para acompanhar a esposa Hailey Baldwin para um trabalho em Tóquio, no começo do mês, foi flagrado fazendo compras na capital. Com a cabeleira grudando na testa por causa do suor o jeito foi usar um ventilador portátil para se refrescar.
Quanto tempo mais de calor absurdo
Segundo a AMJ haverá dias nublados e chuvosos sob a influência do tufão n.º 10 e do ar úmido. Por conta disso a onda de calor ainda durará cerca de duas semanas. E com temperatura máxima que poderá ser superior a 35℃.
Diariamente os noticiários informam mortes pela hipertermia, por isso, no feriado de Obon, a população deve continuar atenta à prevenção.
A recomendação é de buscar por locais refrescantes, ligar o ar-condicionado e ingerir água suplementada com sal integral para repor os minerais perdidos na transpiração. Outra recomendação é de usar chapéu e protetor solar para os eventos ao ar livre.
Fontes: Front Row, Tenki e Hazard Lab