O tufão Krosa se desloca lentamente em sentido Kyushu e Shikoku, sendo que estava a cerca de 300Km de Tanegashima (Kagoshima), às 8h de quarta-feira (14), informou a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.
Deixou de ser extremamente grande para ser classificado como grande e sua área de vento forte, de 15m/s, é de 600Km. Pode ser que até o final do dia ganhe ainda mais potência e se torne um da categoria forte.
A previsão é de aproximação direta em Miyazaki por volta das 6h de quinta-feira (15) e no dia seguinte deverá atingir o Mar do Japão. É bem provável que no dia 17 se transforme em ciclone tropical.
Tufão n.º 10 se movimenta lentamente
A população das províncias das regiões de Kyushu, Shikoku e Chugoku devem ficar atentas à tempestade de até 30m/s, com rajadas de vento de até 40m/s (144Km/h) e chuva intensa.
Como seu movimento é lento a precipitação é maior. Há previsão de índices pluviométricos de até 800mm em Shikoku e Tokai, até 600mm em Kinki e em Kyushu e Shikoku, de até 300mm. Em consequência da chuva poderão ocorrer desastres como de deslizamento, enchente e inundação.
Além disso o mar fica ainda mais agitado com elevação das ondas que poderão chegar a 10 metros no litoral de Shikoku e 9 metros em Tokai, Kinki e Kyushu.
Antes que comece a tempestade a recomendação é de recolher o que pode causar danos, do quintal e varanda. E também de ficar atento aos avisos das autoridades locais.
Fontes: NHK, JMA e Tenki