A Gosho Aoyama Manga Factory, localizada no bairro de Hokuei, em Tochigi, é uma das atrações turísticas de Tottori que reúne esboços e desenhos da série “Detective Conan”. No ano passado, o local recebeu 17.332 turistas de vários locais do mundo.
Dentre eles, a maioria são turistas que vieram da Coreia por viagens de cruzeiro ou avião. Em junho deste ano, 424 coreanos visitaram o local.
Contudo, no mês de julho, apenas 211 pessoas vindas da Coreia visitaram o local, uma queda de mais de 50%. Todos os meses, o local recebe cerca de 10 grupos de turistas coreanos, mas, em julho, apenas 2 grupos agendaram visita ao local.
Um turista coreano que visitou o local no dia 31 de julho relata: “Eu planejei minha viagem antes da relação entre o Japão e a Coreia do Sul ter piorado. Estava um pouco preocupado, porque são países vizinhos.”
Em Okayama, um campo de golfe está enfrentando uma onda de cancelamentos por turistas coreanos. O Nihonbara Country Club, localizado na cidade de Mimasaka, estava sofrendo com a queda de jogadores japoneses do esporte. No ano retrasado, a organização decidiu contratar um consultor de gestão de nacionalidade coreana e começou a investir no mercado de turistas coreanos.
Segundo o local, neste ano, uma média de 500 turistas coreanos visitaram o local mensalmente. Entretanto, desde o mês passado, o campo de golfe está recebendo muitas ligações de turistas para cancelarem a reserva. Neste mês, 10 grupos de turistas, que totalizam aproximadamente 50 pessoas, cancelaram suas reservas.
Além disso, nesta semana, o local não recebeu nenhuma ligação vinda da Coreia.
Na província de Okinawa, embora o número de turistas esteja aumentando, apenas os turistas coreanos tiveram queda. Junho foi um ótimo mês para o turismo em Okinawa: a província recebeu 868.200 visitantes. O número de turistas vindos de Taiwan, China, Vietnã e muitos outros países asiáticos vêm aumentando mês a mês.
Contudo, o número de visitantes de origem coreano teve queda de 4%, totalizando 45.200 turistas.
As tensões entre o Japão e a Coreia do Sul piorou após o Japão ter anunciado no mês passado que excluiria a Coreia da lista dos países com privilégio nas exportações. Na sexta-feira (2), o governo decidiu oficialmente retirar a Coreia dos considerados “países brancos”.
Saiba mais:
- Japão intensificará restrições de exportação à Coreia do Sul
- Tensão entre Japão e Coreia do Sul aumenta: boicote de produtos japoneses
- Coreia do Sul é excluída dos países com privilégio nas exportações
Fonte: NHK News