A passagem do tufão Francisco, o 8º da temporada, deixou uma pessoa morta e várias outras feridas. Mais de 100 voos foram cancelados e serviços de trem interrompidos.
Cidade de Saiki, província de Oita, por volta das 8h de terça-feira, 6 de agosto (FNN)
Um forte tufão tocou o solo da ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, na manhã de terça-feira (6), deixando uma pessoa morta e várias outras feridas. O sistema de transporte também foi afetado.
Publicidade
Após tocar o solo na cidade de Miyazaki (província homônima) por volta das 5h, o tufão Francisco trouxe forte ventania e chuva para o sul de Kyushu enquanto se movia pela ilha, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ.
Um homem de cerca de 50 anos foi encontrado em um rio em Kokonoe (Oita) e teve sua morte confirmada posteriormente, disse a polícia.
O oitavo tufão da temporada foi o segundo a tocar o solo no arquipélago japonês neste ano após o Nari em 27 de julho, disse a AMJ.
Miyazaki registrou ventos de até 142,6Km/h, um recorde para agosto para o ponto de observação da cidade, enquanto Nobeoka, também na mesma província, recebeu um recorde de 95.5mm de chuva por hora.
Dentre as pessoas que ficaram feridas estava uma mulher de 55 anos em Hiji (Oita), que foi arrastada pelo vento enquanto levava o lixo para fora de casa, de acordo com a equipe de resgate local.
Companhias aéreas disseram que cancelaram mais de 130 voos de/para Kyushu na terça- feira e em outras áreas no oeste do Japão por causa do mau tempo, enquanto a Kyushu Railway disse que interrompeu serviços em várias linhas.
Fonte: Mainichi