O incidente ocorreu pela manhã e durou 40 segundos, com a porta completamente aberta em um ponto, e é uma ocorrência rara para o trem-bala japonês.
(ilustrativa/banco de imagens)
Um trem-bala circulando a uma velocidade de 280Km/h estava com uma de suas portas abertas durante sua jornada de Sendai (Miyagi) a Tóquio na quarta-feira (21), mas nenhum passageiro ficou ferido, disse sua operadora, a East Japan Railway.
Publicidade
De acordo com a mídia japonesa, o incidente ocorreu pela manhã e o shinkansen viajou por cerca de 4Km com a porta completamente aberta em um ponto. É uma ocorrência rara para o trem-bala japonês conhecido por sua segurança e pontualidade.
O problema foi causado por um funcionário da limpeza que esqueceu de fechar o dispositivo do vagão que manualmente abre e fecha as portas, disse a operadora do trem-bala.
A porta pode ter aberto devido à força do vento quando o trem pegou velocidade.
O condutor do trem-bala Hayabusa Nº46 fez uma parada de emergência dentro de um túnel em Shibata (Miyagi), após ver indicações de que a porta do nono vagão estava aberta. O trem retomou sua jornada 15 minutos após uma verificação.
Cerca de 340 passageiros estavam a bordo do trem, mas ninguém estava em pé perto da porta.
O trem-bala chegou ao seu destino final com atraso de 19 minutos. O problema atrasou sete serviços de shinkansen em até 28 minutos, afetando cerca de 3.000 passageiros.
O ministério dos transportes pediu à JR East que previna um incidente similar.
O tipo do trem-bala envolvido nesse incidente atinge a velocidade máxima de cerca de 320Km/h, tornando-o um dos mais rápidos no mundo.
Fonte: Mainichi