O tufão Krosa, de número 10, extremamente grande e poderoso se aproxima do arquipélago principal. A previsão é de que Kyushu fique sob o olho dele por volta das 3h de quinta-feira (15).
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ estima índice pluviométrico acumulado de 1.000mm por causa da sua área gigantesca, provocando chuva torrencial por longo período, além da área de tempestade.
No sul de Kyushu o vento pode chegar a 30m/s (108Km/h) a partir de quarta-feira (14), com rajadas de até 45m/s (162Km/h).
Nas férias de verão quando muitas pessoas estão curtindo as praias o que preocupa é o mar bravo, em ampla área, de Okinawa a Kanto. Em Shikoku a previsão é de que as ondas cheguem a 10 metros de altura na quarta-feira.
Chuva forte por vários dias
Como o ar quente e úmido flui ao redor do tufão, as províncias banhadas pelo Pacífico, do oeste a leste do Japão, terão chuvas muito fortes, as quais começam na terça-feira antes da aproximação do tufão. Durante a aproximação a chuva pode ser devastadora.
Até a manhã de quarta-feira a previsão dos índices pluviométricos é de:
- 300mm em Tokai
- 200mm em Kinki
- 100 a 150mm em Kyushu e Shikoku
Até a manhã de quinta-feira a previsão dos índices pluviométricos é de:
- 400 a 600mm em Shikoku
- 300 a 500mm em Kyushu e Kinki
- 300 a 400mm em Tokai
Além disso, é preciso ficar atento às enchentes, transbordamento dos rios, inundações, riscos de deslizamentos, tempestade e elevação das ondas junto com a maré alta.
Fontes: NHK, Tenki, JMA e Weather Map