Por influência do grande tufão número 10 na região Tokai elevou-se o risco de deslizamento e enchentes em alguns locais, como por onde passa o Rio Onodani, em Kiho (Mie). Nas cidades do sul da mesma província há possibilidade do índice pluviométrico total ultrapassar 1.000mm pois continua chovendo na sexta-feira (16).
Nas 3 províncias da região foram registradas 16 ocorrências de pessoas feridas. Entre elas, em Nagoia (Aichi), uma mulher que andava de bicicleta foi empurrada pela rajada de vento e chocou-se contra um carro. Um homem estava consertando o telhado e foi jogado pela rajada de vento, se ferindo.
Também em Nagoia o telhado de uma empresa de transporte foi arrancado pelas rajadas de vento, mas não há notícia de ter causado lesão em alguém.
Meios de transporte
A JR informou que vai aumentar extraordinariamente 13 horários do shinkansen na sexta-feira e sábado para compensar os que foram suspensos nos dias anteriores.
A Meitetsu e Kintetsu voltaram a operar normalmente desde manhã, enquanto a linha Kisei da JR deverá voltar assim que a inspeção de segurança for concluída.
No Centrair 14 voos domésticos e 1 internacional foram cancelados na sexta-feira.
De acordo com a Nexco Central Japan, a via expressa Tokai Hokuriku foi fechada a partir das 9h45 de sexta-feira no trecho entre as IC de Mino e Minami.
Apagões e evacuação
De manhã foram emitidos alertas de evacuação em Matsusaka (Mie), parcial em Ogaki e Minokamo (Gifu) e Nishio (Aichi).
Em Yokkaichi e Suzuka (Mie) ocorreram apagões em 3,3 mil e 2,66 mil pontos, respectivamente, durante a tarde de quinta-feira (15). Em menor escala ocorreram em Nabari e Mihama, somando 5,85 mil locais afetados no total em Mie.
Embora o pico da chuva tenha passado a recomendação de cuidado em relação ao transbordamento dos rios e ao deslizamento, já que o solo está instável.
Fontes: Tokai TV, Chunichi, CTV e CBC TV