Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Tufão n.º 10 se aproxima do oeste do Japão

| Sociedade

O tufão já está bem próximo de Shikoku. A noite deverá passar sobre Shimane e depois se transforma em ciclone tropical, se movendo para Hokkaido.

Unigran Japan 2026
1 5

Nuvens do tufão n.º 10 (Tenki)

Segundo informação da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ às 7h de quinta-feira (15) o grande tufão Krosa estava a 60Km do Cabo Ashizuri (Kochi). Se move lentamente, a 20Km/h, em sentido norte. Antes do meio-dia ou por volta de estará sobre a região Shikoku. Por volta das 18h o olho deverá estar sobre Matsue (Shimane). 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Ele tem pressão atmosférica central de 975hPa e velocidade instantânea do vento de 45m/s.

As nuvens que cercam o tufão estão amplamente espalhadas, sendo que do centro ao lado leste o raio tem 330Km e do centro a oeste, é de 60Km. Por isso, mesmo em regiões distantes do olho do tufão, ocorrem tempestades e chuva. Isso se agrava por ser lento, fazendo com que chova por mais tempo. Em Mie já foram observadas chuvas intensas na região de Matsusaka. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Previsão de chuva intensa

Os índices pluviométricos máximos em 24h previstos até as 6h de sexta-feira (16) são:

  • 800mm em Shikoku
  • 500mm em Tokai e Kinki
  • 300mm no norte de Kyushu e Kanto Koshin
  • 250mm em Hokuriku e Chugoku
  • 150mm no sul de Kyushu
2 13

Ilustração do tufão às 8h de 5.ª feita, com previsão de rota (NHK)

No sábado a chuva continua mas mais amena, em ampla área, de Tokai a Hokkaido.

Na região Tokai, no sul de Mie há previsão de índice pluviométrico que pode ultrapassar 500mm. Em Aichi e Gifu deverá ser de no máximo 350mm.

Rajadas de vento

O tufão n.º 10 provoca tempestade e também rajadas de vento que podem causar acidente. As máximas previstas são:

  • Até 45m/s em Shikoku
  • Até 40m/s no norte de Kyushu
  • Até 35m/s em Tokai, Kinki, Chugoku e sul de Kyushu

Para se ter uma ideia dos riscos dependendo da rajada de vento, uma de 20m/s ou 72Km/h não deixa a pessoa caminhar, com 30/m não consegue ficar de pé e de 40m/s derruba um caminhão em tráfego. 

Mar bravo e ressacas

Na quinta e sexta-feira é preciso cuidado para quem reside no litoral. As elevações das ondas chegam a 10m em Shikoku, 9m em Kinki e Tokai, 8 em Kyushu. Todas as costas do arquipélago estão com mar bravo, o que requer cuidado.

Na segunda-feira (19) além das ondas mais altas ainda acontece a maré cheia. Mesmo depois do tufão ter passado podem ocorrer ressacas, causando inundação nas regiões costeiras, de Kyushu a Kinki, especialmente no sul da Baía de Osaka. 

Atenção aos alertas locais

A recomendação da AMJ é evitar sair de casa desnecessariamente por causa da chuva forte e dos ventos intensos. Se perceber que pode estar em risco é melhor buscar abrigo em local seguro antes que a chuva e o vento dificultem a saída de casa. Procure ficar atento aos alertas das autoridades locais.

Fontes: AMJ, NHK, CBC TV e Tenki


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo