Na quarta-feira (7) o tufão número 8 já se foi, transformando-se em ciclone tropical. E esse poderá se aproximar de Hokkaido na sexta-feira (8).
Preocupantes são os dois de números 9 e 10, ambos grandes. Segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ o Lekima, classificado como forte, está se movendo lentamente e já está se aproximando das ilhas do extremo sul de Okinawa, por isso a província está sob a área de tempestade.
Elas deverão ficar sob o olho do tufão antes do amanhecer de sexta-feira (9), com rajadas de vento de até 60m/s.
Se o Krosa, de número 10, fizer o curso estimado, depois de aproximar das Ilhas Ogasawara no sábado (10), poderá se dirigir para o arquipélago principal. A previsão é de que na quinta-feira ganhe mais potência e seja classificado como forte.
Na segunda-feira (12) do feriado boa parte das províncias, de Kansai a Tokai, poderão ficar sob a área de tempestade. Por isso, a recomendação é ficar atento ao seu movimento.
Motivos da formação de tufões sequenciais
Na terça-feira eram 3 tufões e a AMJ explica os motivos da formação sequencial.
Um deles é por conta da temperatura da superfície do mar, do leste das Filipinas às Ilhas Marianas, onde tufões foram gerados um após o outro. Está mais alta do que o normal facilitando gerar vapor de água que causa nuvens cumulonimbus. São as que se desenvolvem vertical e também horizontalmente, provocando temporais.
Outro é vento oeste que está fluindo mais forte do que o normal. Quando esse se choca com o oriental, sobre o Oceano Pacífico, cria uma condição favorável à formação do tufão.
Fontes: NHK, AMJ, Weather News e Okinawa Time