Em praticamente um ano, até 17 de junho, foram apenas 43 vistos para yonsei emitidos, ou 1% da expectativa de 4 mil anuais.
Atendendo ao pedido da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai o Ministério da Justiça decidiu facilitar o processo incluindo os descendentes de quarta geração no visto chamado tokutei katsudo (特定活動), em julho do ano passado.
No entanto, limitou a idade na faixa dos 18 a 30 anos e um dos requisitos é a comprovação do nível de proficiência do idioma japonês é o 4.
Essa associação aponta que não poder chamar a família e o nível 4 de proficiência sejam as barreiras pelo baixo interesse por parte dos yonseis, além da restrição da faixa etária.
Segundo informação da agência de notícias Jiji, de domingo (11), a Agência dos Serviços de Imigração do Japão considera abrandar os requisitos, baseada nas questões apontadas pela associação. Um deles poderá ser a flexibilidade em relação à comprovação de conhecimento do idioma japonês.
Por outro lado, embora pareça que é difícil permitir a extensão do período de permanência e a chamar a família, a questão é como aumentar o número de yonseis.
Fonte: Jiji