Segundo levantamento realizado nas províncias, em 4 delas, foram registradas 5 vítimas fatais, todas com suspeita de hipertermia, por causa do calor de quinta-feira (1.º).
De acordo com as informações da Agência de Meteorologia do Japão – AMJ a cidade de Minokamo (Gifu) registrou máxima de 38,4ºC. Não foi diferente em Toyota (Aichi), onde a temperatura chegou a 38,1ºC.
Foram 184 localidades com registros de temperaturas máximas iguais ou superiores a 35ºC em todas as 47 províncias do país.
5 mortes, de Hokkaido a Saitama
Na tarde de quinta-feira a mãe de um desempregado de 49 anos, ao voltar para casa, o encontrou aparentemente desmaiado sobre o futon, na cidade de Kumagaya (Saitama). O termômetro marcava 37,1ºC quando os paramédicos foram socorrê-lo, mas já era tarde. Ele estava dormindo em um ambiente com as janelas fechadas e sem ar-condicionado.
Na mesma província, em Misato, um idoso de 74 anos, de Tóquio, foi encontrado caído na horta comunitária, por volta das 15h. Sua morte foi confirmada no hospital.
Em Hokkaido e Iwate foram constatadas 2 mortes, de homem de 60 anos e mulher na faixa dos 80, respectivamente, ambas por hipertermia.
A AMJ pede que a população tome cuidado com essa onda de calor que deverá continuar por cerca de mais 1 semana.
Fontes: ANN e Yomiuri