As estações de trem, metrô, shinkansen e os pontos de ônibus costumam funcionar 365 dias do ano. Não se imagina que num país como o Japão tenha estação de trem que só abra dois dias do ano. Aparentemente é absolutamente improdutivo.
Mas tem e é assim mesmo, conhecida como aquela com a menor operação anual.
A estação se chama Tsushimanomiya (津島ノ宮駅) e pertence à companhia Shikoku Railway.
Situada na cidade de Mitoyo (Kagawa) a estação não é numerada como todas as outras por ser considerada temporária.
Afinal, quais são os dias que opera?
A história dessa estação ferroviária é antiga. Foi inaugurada em 7 de maio de 1915, mas em 1969 passou à classificação de temporária.
Excepcionalmente, em 22 de dezembro de 2013, foi aberta por causa de um evento da cidade. E em 10 de maio de 2015, em virtude da comemoração dos 100 anos de fundação, também operou das 9h às 16h45.
No verão, nos dias 4 e 5 de agosto ela é muito útil para os passageiros e costuma ficar lotada. Só para ter uma ideia, em 2017 foram 6.296 passageiros que passaram por lá. E, oficialmente, é somente nesses dois dias que ela tem funcionários e o trem para lá.
O motivo é um festival de verão realizado no santuário xintoísta Tsushima (津嶋神社). Famoso pelos seus deuses que protegem as crianças pessoas de dentro e fora da província comparecem ao local.
Ao saírem da estação de trem atravessam uma ponte para chegar ao santuário que parece flutuar no mar. Chamada de ponte da felicidade casais, jovens e crianças, gostam de passar por ela, por ser considerada auspiciosa. Custa ¥300 para fazer a travessia, sempre cheia de visitantes.
Como o dia 4 de agosto deste ano foi no domingo mais pessoas puderam desfrutar. Esse festival tem data fixa, por isso, quando cai no fim de semana mais pessoas podem comparecer e passar pela famosa estação de trem.
Fontes: Pref. Miyoto, Wikipedia e Nikkan Spa