Victor Penalber, do Brasil, 81kg, na Arena Carioca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Na lista dos esportes olímpicos, entre 25 de agosto a 1.º de setembro, foi realizado o Campeonato Mundial de Judô 2019, em Tóquio. Atletas de diversos países do mundo se reuniram para confrontos sobre o tatami, incluindo o Brasil.
Publicidade
Nesse importante torneio a equipe brasileira voltou para casa com o belo registro de bronze.
Mas, afinal, quais são os países onde há mais praticantes de judô?
Segundo uma pesquisa realizada pela Mizuno, o Japão, berço dessa arte marcial, tem uma população estimada de 160 mil judocas.
Judô é mais popular fora do Japão
Mas fora da terra do Sol Nascente parece que o esporte agrada mais. Na França há pelo menos 560 mil praticantes e na Alemanha 180 mil, dentre 200 países filiados à Federação Internacional de Judô.
O judô original do Japão não é apenas uma modalidade esportiva. Está enraizado como parte de uma educação em que as crianças, jovens e adultos desenvolvem disciplina, cortesia e o espírito de respeitar os outros através de sua prática. Entrou como esporte olímpico nos jogos de 1964, realizado em Tóquio.
Apesar de ser uma arte marcial japonesa o maior número de praticantes está do outro lado do mundo. A pesquisa mostra que são mais de 2 milhões de judocas no Brasil. Esses números retratam o quanto o esporte está enraizado e popularizado no solo verde amarelo. Há 12 vezes mais praticantes e atletas do que a pátria do judô.
Fonte: Honichi