O forte tufão Mitag, 18.º do ano e 6.º de setembro, ganhou potência, segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ. Na segunda-feira (30), às 6h45, está com pressão atmosférica central de 975hPa, velocidade máxima do vento de 35m/s no centro e área de tempestade de 390Km.
Está a 360Km ao sul de Yonaguni (Okinawa), se movendo a 20Km/h, e à noite deverá se aproximar das ilhas do extremo sul. Com isso as ilhas ficarão sob forte tempestade, chuva intensa e elevação de ondas de até 10 metros. As rajadas de vento deverão ser tão fortes ao ponto de derrubar um caminhão.
No dia 1.º de outubro deverá ser a vez da ilha principal de Okinawa e depois o tufão deverá seguir para o Mar do Japão.
Em Kyushu espera-se que não ocorra a combinação tufão mais frente de outono o que causaria chuvas fortes. Portanto, a previsão é de chuva, mas não tão intensa entre 3 e 4.
Mas é preciso ficar atento ao movimento deste tufão, pois deverá seguir em sentido Hokuriku e depois se transformará em ciclone tropical.
Enquanto isso, no arquipélago principal a temperatura ainda não é de outono. De Kanto a Kyushu a máxima pode chegar a 30ºC ou mais, podendo usar roupas sem manga ou de mangas curtas.
Fontes: AMJ, Weather News e Tenki