Um iceberg gigante com cerca do tamanho da Grande Londres se desprendeu da Plataforma de Gelo Amery no leste da Antártida, de acordo com monitores especialistas.
O iceberg tabular, oficialmente chamado de D-28, se desprendeu da plataforma de gelo em 26 de setembro. O iceberg tem 1.636 quilômetros quadrados em tamanho, informou a Divisão Australiana da Antártida.
A Plataforma de Gelo Amery tem uma área estimada de gelo de 60.000 quilômetros quadrados e a água penetra ao longo de 550 quilômetros sob ela.
Esse é o maior evento de desprendimento de gelo na plataforma Amery desde os anos 1960, embora cientistas digam não acreditar que isso esteja ligado à mudança climática.
O desmembramento ocorreu próximo de um local conhecido como “dente solto” que os cientistas vinham observando porque o gelo parecia estar anexado precariamente.
Cientistas da Divisão Antártica Australiana, o Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos e a Instituição Scripps de Oceanografia vêm monitorando o local há quase 20 anos.
Helen Amanda Fricker, professora na Scripps, disse que cientistas perceberam pela primeira vez uma fissura na frente da plataforma de gelo no início dos anos 2000 e haviam previsto que um imenso iceberg se romperia entre 2010 e 2015.
A Plataforma de Gelo Amery é a terceira maior na Antártida e fica entre as estações de pesquisa Davis e Mawson da Austrália.
“Faz parte do ciclo normal da plataforma, onde vemos grandes eventos de desmembramento a cada 60 a 70 anos”, disse Fricker.
Ben Galton-Fenzi, um glaciólogo junto à Divisão Antártica Australiana, disse que o desmembramento foi detectado através de imagens de satélite.
Fonte: The Guardian