Por volta das 7h05 de quinta-feira (26), instalou-se uma confusão no Aeroporto de Itami (Osaka) por conta de um erro da inspeção de segurança.
Segundo a companhia aérea ANA, um funcionário encontrou uma faca de uso militar na bagagem de passageiro, quando havia passado pelo raio-X. Ele teria perguntado “Pode né?” e o servidor deixou passar. Contudo, ele logo em seguida comunicou seu superior.
Então, a ANA reportou o caso ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo. O serviço de inspeção foi paralisado e se iniciou uma busca pelo passageiro no aeroporto, com a polícia acionada.
Os passageiros que já tinham passado pela inspeção foram convidados a passar novamente, criando-se um tumulto.
Diversos voos partiram com bastante atraso e as operações, tanto na inspeção, quanto nos embarques, foram normalizadas às 13h. Até esse horário, o passageiro ainda não tinha sido localizado.
O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo havia alertado aos aeroportos do Japão intensificarem as inspeções de segurança nesta época em que está sendo realizada a Copa do Mundo de Rugby quando isso aconteceu.
Fontes: FNN, Sankei e Yomiuri