Empresas no Japão estão com bastante trabalho realizando os últimos preparativos para o aumento do imposto sobre consumo (shohizei) que deve entrar em vigor sobre uma variedade de produtos a partir de terça-feira (1º).
O imposto subirá de 8 para 10 por cento. O governo diz que o aumento é necessário para ajudar a cobrir os custos crescentes de previdência social e pagar massivo débito público.
Consumidores correram para fazer compras durante o fim de semana antes do aumento. Muitos compraram itens de luxo e estocaram artigos domésticos.
O imposto permanecerá a 8 por cento para produtos de necessidade diária como alimentos e bebidas. As bebidas alcoólicas e itens consumidos nos estabelecimentos estarão sujeitos ao imposto mais alto. Essa á a primeira vez no Japão que diferentes taxas são aplicadas a diferentes produtos.
O imposto variável está exigindo que os estabelecimentos tomem medidas extras. Alguns supermercados e restaurantes vão fechar temporariamente para atualizar caixas registradoras e outros sistemas.
Um programa de incentivo com base em pontos visa abrandar o baque da mudança e promover transações cashless. Clientes que usarem cartões de crédito ou métodos de pagamento eletrônico ganharão pontos para futuros descontos até o próximo mês de junho.
Fonte: NHK World