Meteorologistas alertam para chuva forte na próxima semana pelo provável Tufão N.18 (Imagem Ilustrativa)
Segundo as previsões meteorológicas, está se formando um tufão no leste das Filipinas. Estima-se que o tufão irá impactar no clima da próxima semana, trazendo chuvas e mau tempo. Os especialistas confirmam a possibilidade de seguir a mesma rota e atingir o mesmo tamanho do Tufão N.17, que causou muitos danos principalmente em Chiba, alertando a população.
Publicidade
Localização atual do ovo de tufão (Imagem: Tenki)
Atualmente, o tufão ainda não se desenvolveu, e ainda é classificado como ciclone tropical. Contudo, está se desenvolvendo rapidamente e há a possibilidade de se tornar o Tufão N.18 deste ano.
Trajetória do ciclone tropical
Previsão de rotas do ciclone tropical (Imagem: Tenki)
A previsão da rota do atual ciclone tropical foi publicada pela Associação Meteorológica do Japão, conhecida como Tenki. O motivo de estarem aparecendo diversos pontos e datas são os cálculos baseados em várias condições, que no momento, são incertas e podem variar. Por isso, os meteorologistas prepararam diversas rotas de acordo com as características que o ciclone tropical pode adquirir.
Segundo a previsão, o percurso será parecido com o feito pelo Tufão N.17, o que preocupa os especialistas, ou ficar um bom tempo estacionado sobre a porção norte de Kyushu.
Outras características do ciclone tropical são seu desenvolvimento e o período em que se aproximará do Japão. O Tenki explica que a possibilidade de atingir a pressão central de 950hPa quando estiver se aproximando do oeste de Kyushu é de 30 a 40%. No momento atual, estima-se que se aproxime do território japonês entre os dias 2 e 3 de outubro, e as probabilidade de perder força é baixa.
Especialistas alertam a população
Este tufão é parecido com o Tufão N.17. Visto a destruição causada em Chiba, as chuvas torrenciais de até 120 milímetros por hora em Mie e as rajadas de ventos de 170km/h em Okinawa, é necessário muito cuidado com o que está por vir. Não se pode esquecer também do calor após o afastamento do tufão, que trouxe temperaturas de até 35°C em Tonami (Toyama).
Normalmente, no mês de outubro uma média de 3,6 tufões surgem no Pacífico, e aproximadamente 1,5 atingem o Japão. Ou seja, a temporada de tufões ainda não acabou. Preste atenção nas notícias recentes sobre tufões e tome bastante cuidado.
Fonte: Tenki