Por volta das 1h de quarta-feira (25), foi lançado um foguete H2B que levava a nave espacial de carga “Kounotori” (cegonha, em tradução livre) no Centro Espacial de Tanegashima, em Kagoshima. Esta é a oitava nave “Kounotori” lançada, sendo a primeira há 10 anos.
O lançamento, inicialmente, estava planejado para ocorrer no dia 11 deste mês. Contudo, foi adiado devido a incêndio ocorrido no local de lançamento. A Mitsubishi Heavy Industries, responsável pelo lançamento, identificou a causa do incêndio e reprogramou o evento.
Segundo a empresa, a possível causa do evento foi o oxigênio líquido soltado pelo foguete, que entrou em contato com material resistente ao calor do local de lançamento, gerando eletricidade estática. Os responsáveis, então, cobriram o local com alumínio para impedir a ocorrência de eletricidade estática.
Por volta das 1h20, cerca de 15 minutos depois do lançamento, o foguete atingiu a altitude de 287 quilômetros e soltou o “Kounotori”, que entrou na órbita terrestre. Tudo ocorreu como o planejado, e o lançamento foi bem-sucedido.
Este “Kounotori” tinha 10 metros de comprimento e diâmetro de 4.4 metros. Seu objetivo é transportar água e alimentos para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional, que está a 400 quilômetros da Terra. A nave também levava baterias e satélites artificiais. Sua carga total pesava cerca de 5.3 toneladas.
O lançamento foi transmitido ao vivo no Youtube. Abaixo, está o vídeo disponibilizado pela JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial).
Fonte: NHK News Imagem: Youtube