Uma menina de 10 anos do Texas, nos Estados Unidos, morreu após ter contraído uma “ameba comedora de cérebro” e estava na batalha contra ela há 1 semana, de acordo com sua família e a escola onde ela estudava.
Lily Mae Avant, de 10 anos, nadou no Rio Brazos e no Lago Withney perto de Waco no fim de semana que se comemorou o Dia do Trabalho, divulgou a KWTX, afiliada da CNN.
Após ter sido levada de helicóptero para o Cook Children’s Health Care System em Fort Worth em 8 de stemebro, a remoção de um líquido da espinha descobriu que ela havia contraído a Naegleria fowleri, um organismo vivo de única célula comumente encontrado em água doce quente, como a de lagos e rios, de acordo com os Centros para Controle de Doenças e Prevenção – CDC.
A Valley Mills Elementary School, onde Lily frequentava o 5º ano, confirmou a morte na segunda-feira (16) no Facebook, dizendo que o estabelecimento de ensino “está profundamente triste com a perda de Lily Avant. Lily era uma benção absoluta em nossa escola. Ela era uma aluna excelente, mas mais importante, Lily era uma pessoa incrível e amiga de todos”.
“Ela continua e continuará a tocar as vidas em toda a nação”, escreveu a escola.
Um administrador na página do Facebook #LilyStrong, um grupo de apoio formado por famílias, escreveu em um post: “Nossa bela menina está completamente curada e nos braços de Jesus”.
O Cook Children’s Health Care System se negou a fazer comentários quando perguntado sobre a morte de Lily porque o hospital não havia recebido consentimento dos pais para fazer isso, disse a porta-voz Kim Brown.
A ameba Naegleria fowleri é conhecida por entrar no corpo através do nariz, viaja até o cérebro e destrói o tecido cerebral, de acordo com o CDC.
Entre 2009 e 2018, 34 casos de infecção por Naegleria fowleri foram relatados nos EUA, disse o CDC.
E de 145 casos conhecidos entre 1962 e 2018, somente 4 pessoas sobreviveram.
Fonte: CNN