A Apple revelou seus novos modelos de iPhone na terça-feira (10) – mas enquanto alguns fãs de tecnologia aplaudiram o novo design dos smartphones e especificações e outros ponderaram sobre o preço, uma outra característica chamou atenção dos que sofrem de tripofobia.
Os modelos Pro e Pro Max incluem uma câmera com três lentes. E enquanto o design provavelmente seja atrativo para fãs de fotografia, alguns usuários de mídia social dizem que isso está ativando suas tripofobias – um temor intenso e irracional de pequenos buracos e aglomerado de círculos e inchaços, como aqueles em um favo de mel, flores de lótus ou banho de espuma.
Those new camera’s trigger my trypophobia and it’s no joke 🤢 #AppleEvent pic.twitter.com/qaaGfHR03j
— 김남준 🎉 (@HappyBday_RM) September 10, 2019
A pesquisa sobre tripofobia é limitada. Geoff Cole, cientista visual na Universidade de Essex no Reino Unido, disse ao CNN que enquanto ela possa parecer “um pouco estranha” para pessoas que se sentem desconfortáveis com a visão de buracos aglomerados, para as pessoas com tripofobia, as imagens podem causar uma variedade de reações, como níveis variáveis de gravidade.
De acordo com pesquisa da Universidade de Essex, “a fobia surge em parte porque o estímulo indutor compartilha características visuais básicas com aquelas de organismos perigosos”.
Imagens tripofóbicas geralmente exibem “alto contraste (de cor) em frequências espaciais de gama média – com ciclo de brilhante a escuro três ou quatro vezes por centímetro , visto no comprimento do braço – e têm uma composição espectral muito única (brilho e contraste), algo que você não vê no mundo natural – com exceção em animais venenosos”, disse Cole ao CNN.
Cole disse que sua pesquisa havia mostrado que 16% da população adulta no Reino Unido achou a imagem de uma semente de lótus – considerada uma típica imagem tripofóbica – “desconfortável ou repulsiva para olhar”.
Fonte: CNN