A província mais procurada para turismo nas praias – Okinawa – registrou o pior número em 5 anos, de acidentes nas águas, de janeiro a agosto deste ano.
Muitos desses casos são de pessoas de outras províncias que buscam passar dias de lazer nas praias locais. No dia 1.º uma mulher de 57 anos, de Yokohama (Kanagawa), foi socorrida da praia de Furuzamami, da ilha de Zamami, onde fazia snorkeling. Morreu no hospital no dia seguinte, segunda-feira (2).
De uma praia de Yaese um pescador viu um homem se afogando, por volta das 15h de segunda-feira (2), e chamou pelo socorro. Ele também é de Yokohama e morreu mais tarde no hospital. Estava a 300 metros da costa fazendo snorkeling.
76 acidentes até agosto
De janeiro a 25 de agosto deste ano a província de Okinawa registrou 76 acidentes nas águas. Desses, 22 morreram ou continuam desaparecidos, segundo levantamento da Guarda Costeira.
De acordo com a estatística o maior número de mortes e desaparecimentos são por estarem nadando (30%), seguidos de snorkeling (29%), mergulho (17%) e pescaria (11%).
Como o número de acidentes é sempre maior em agosto e setembro, a Guarda Costeira pede às pessoas que usem colete salva-vidas para brincar na praia ou durante a pescaria, como medida preventiva.
Fonte: Ryukyu Shimpo