Dignitários de mais de 190 países e organizações internacionais devem participar de uma cerimônia em outubro proclamando a ascensão do imperador Naruhito ao Trono do Crisântemo, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe na quarta-feira (18).
A cerimônia “Sokuirei Seiden no Gi” programada para 22 de outubro é um dos maiores eventos planejados no outono para o novo imperador, que ascendeu ao trono em 1º de maio deste ano após a abdicação de seu pai, o ex-imperador Akihito, em 30 de abril – o primeiro monarca japonês a renunciar em 200 anos.
Na cerimônia anterior de entronização para o antigo imperador em 1990, um total de 160 países e organizações internacionais participaram. Desde então, o governo japonês aumentou o número de países que ele reconhece de 165 para 195.
“Essa é a maior de todas as cerimônias para sucessão imperial. O governo como um todo se empenhará para garantir que ela se realize agradavelmente e de uma maneira digna”, disse Abe em uma reunião do comitê preparatório.
Após o ritual, o imperador e a imperatriz Masako vão desfilar em um sedan conversível, viajando ao longo de uma rota de aproximadamente 5Km do Palácio Imperial ao de Akasaka.
O governo mudará o desfile para 26 de outubro no caso de más condições climáticas. Será cancelado se o tempo também não estiver favorável no dia seguinte.
Fonte: Japan Today, Kyodo