A East Japan Railway disse que todas as linhas da área metropolitana de Tóquio serão suspensas na manhã de segunda-feira (9), do horário do primeiro trem até por volta das 8h, porque ela vai precisar inspecionar os trilhos após a passagem do forte tufão Faxai.
A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ alertou neste domingo que as áreas central e leste do Japão, incluindo Tóquio, poderão ser atingidas por ventos de velocidades recordes quando o tufão Faxai se aproximar, forçando empresas ferroviárias e aéreas a reduzirem serviços.
O 15º tufão da temporada deve tocar o solo na região Kanto ou na província de Shizuoka entre o fim deste domingo e a manhã de segunda-feira, trazendo ventos com rajadas de até 216Km/h, informou a AMJ.
A AMJ alertou sobre perigos de deslizamento e inundações após a forte chuva, assim como ondas altas, nas regiões central e leste do arquipélago.
Desde as 16h, o Faxai estava a 170Km ao sul de Oshima, uma ilha no Pacífico.
Nas 24 horas até o meio-dia de segunda-feira, o tufão deve trazer entre 200 a 300mm de chuva para as áreas central e leste do Japão.
A Central Japan Railway disse que reduziria os serviços de trem-bala na linha Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Shin-Osaka após as 15h.
A Japan Airlines- JAL e a All Nippon Airways –ANA cancelaram alguns voos domésticos com partida e chegada do Aeroporto de Haneda neste domingo.
A JAL disse que também cancelaria 22 voos domésticos com partida de Haneda na manhã de segunda-feira.
Empresas ferroviárias estão pedindo aos viajantes que verifiquem as mais recentes informações, visto que os trens podem ser cancelados ou sofrer atraso na segunda-feira, dependendo da rota que o tufão tomar.
Fonte: Mainichi, NHK