No boletim das 13h de sexta-feira (6) o tufão Faxai, de número 15, estava próximo da Ilha Marcus (Minamitorishima), no Oceano Pacífico, com pressão atmosférica central de 1.000hPa.
A previsão é de que se continuar nesse percurso, a oeste, poderá se aproximar das Ilhas Ogasawara, envolvendo-a em tempestade no sábado (7).
A partir da tarde de domingo (8) para manhã de segunda-feira (9) poderá atingir a região Kanto e parte da Tokai.
Esse tufão tem uma massa de nuvens desenvolvidas perto do centro. Por esse motivo, a chuva e o vento aumentam repentinamente à medida que ele se aproxima.
No domingo a chuva e o vento aumentarão acentuadamente e o clima será severo até a manhã de segunda-feira. Poderá afetar as pessoas que saem para o trabalho e escola.
O curso do tufão ainda é inconsistente. Ele poderá mudar a rota prevista para o norte. Nesse caso, as áreas a serem afetadas e os horários mudam. Por isso, a recomendação é ficar atento ao seu movimento.
O tufão 13 atingiu a Ilha Miyako (Okinawa) quando já tinha se transformado em extremamente forte, por isso, causou muitos danos materiais e 6 vítimas, na quinta-feira (5). A ilha ficou quase toda sem energia elétrica, com 80% de apagão, destelhou casas e ginásio esportivo, a chuva causou inundação de 30cm, diversos carros foram arrastados e tombados, árvores foram quebradas, entre outros. As rajadas de vento chegaram a 62m/s ou 223Km/h.
Por isso, se o tufão 15 mudar para a classificação forte é preciso tomar muito cuidado.
Fontes: Tenki, AMJ, Okinawa Times e Ryukyu Shimpo