Às 15h de quinta-feira (5) a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou que o ciclone tropical próximo à Ilha Marcus (Minamitorishima) se transformou no tufão número 15.
Ele tem pressão atmosférica central de 1.002hPa e velocidade máxima do vento de 18m/s no centro.
O batizado de Faxai se desloca lentamente a 20Km/h e a previsão é de que se aproxime do arquipélago principal no domingo (8) à noite, já transformado em ciclone extratropical.
Tudo indica que deverá passar pela costa do Pacífico das províncias de Kansai e depois Tokai. Essas duas regiões poderão ficar sob forte influência da área de tempestade.
Convém ficar atento ao seu movimento, pois mesmo que se transformar em ciclone extratropical, provoca forte tempestade e chuva.
Com essa formação na quinta-feira são 2 tufões – o LingLing – sobre as ilhas do extremo sul de Okinawa, com rajadas de vento que chegam a 62m/s. No Aeroporto de Shimojima, na ilha Miyako, foi registrado vento de 58m/s, o equivalente a 209Km/h.
Nessa ilha e cidade há 2 pessoas feridas em virtude da queda pela rajada de vento. Cerca de 7 mil passageiros ficaram no chão por conta dos cancelamentos de voos que partem ou chegam às ilhas Miyako e Ishigaki.
A previsão é de que no domingo (8) se transforme em ciclone tropical.
Fontes: AMJ, Yahoo!, Ryukyu Shimpo, JNN e Tenki