
O tufão Tapah segue para o norte do Japão (NHK)
O tufão Tapah está atingindo partes do oeste do arquipélago enquanto se desloca para o nordeste ao longo do Mar do Japão. Ele está trazendo fortes ventos e chuva pesada para amplas áreas do país nesta segunda-feira (23).
A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ alerta contra fortes ventos, deslizamentos, ondas altas e inundações, assim como queda de raios e rajadas de vento repentinas.
Autoridades meteorológicas estimam que desde as 7h desta segunda-feira, o Tapah estava sobre águas a 130Km ao norte da cidade de Matsue (Shimane). A tempestade estava se deslocando a nordeste a uma velocidade de 50Km/h.
Ela deve se transformar em uma depressão e se mover para o nordeste sobre o Mar do Japão e provavelmente vai se aproximar do norte do país entre a noite de hoje e a manhã de terça-feira (24).
A AMJ diz que áreas costeiras ao longo do Mar do Japão podem ser atingidas por fortes ventos e condições marinas ferozes até a noite desta segunda-feira.
A agência também diz que as costas voltadas para o Pacífico, o leste do Japão e regiões no norte podem ser atingidas por aguaceiros acompanhados de trovoadas até a noite desta segunda-feira.
Ventos com força de tornado causaram danos na cidade de Nobeoka (Miyazaki). A operadora ferroviária JR Kyushu disse que uma torre de aço na estação de Nobeoka foi ao chão. Vidros de janelas de vários locais quebraram.

Torre de aço que foi ao chão por causa da força dos ventos na estação de Nobeoka, província de Miyazaki (NHK)
Empresas de energia disseram que desde a manhã de hoje, cerca de 57.000 residências na região Kyushu, e cerca de 9.200 na província de Yamaguchi, estavam sem luz. Apagões também foram relatados em partes das províncias de Hiroshima, Tottori e Okayama.
O tufão forçou o cancelamento de cerca de 500 voos domésticos no domingo (22). Companhias aéreas já suspenderam 54 voos para hoje e pedem aos passageiros que verifiquem as informações recentes em seus sites.
A West Japan Railway Company diz que trens-bala na linha Sanyo Shinkansen vão operar normalmente nesta segunda-feira.
A empresa ferroviária pede aos passageiros que verifiquem as mais recentes informações, dizendo que ventos e chuva podem afetar seus serviços.
Fonte: NHK