A Agência de Meteorologia do Japão informou que o ciclone tropical se transformou no 17.º tufão batizado de Tapah, às 15h de quinta-feira (19), conforme estava previsto.
O grande tufão, com área de 500Km, tem 994hPa de pressão atmosférica central e velocidade do vento no centro de no máximo 18m/s.
Ele está sobre o Oceano Pacífico a sul das ilhas do extremo de Okinawa e, se movendo lentamente, deverá se aproximar da Ilha Miyako ou Miyakojima na sexta-feira (20).
Portanto, de sexta-feira a domingo o arquipélago de Okinawa estará sob sua influência, com tempestade, chuva intensa e elevação das ondas.
Mas não é só no sul. Existe um risco de fortes chuvas no oeste do Japão, de sábado (21) a segunda-feira (23), e no norte do país, entre segunda a terça-feira. Como existe a possibilidade de aumentar a quantidade de chuvas, a recomendação é de cuidado com os desastres.
Em Kyushu, que fica perto do caminho do tufão, existe o risco de uma tempestade, então as medidas preventivas, como retirar as coisas do quintal ou varanda são recomendáveis.
Esse é o quinto tufão do mês de setembro, dentro da média anual (4,8). Em outubro a média é de 3,6 e em novembro, de 2,3.
Fontes: AMJ, NHK e Weather News