O Tufão N.15 trouxe rajadas de ventos históricas de até 144km/h e atingiu ampla área em Chiba, causando grandes danos. Nestes últimos 10 anos, vários tufões passaram por Chiba e causaram danos bilionários na região.
Segundo a província de Chiba, os danos totais causados por tufões nas áreas de agricultura, pesca e silvicultura, na pior das hipóteses, podem atingir a marca dos 28,368 bilhões de ienes. Este valor foi calculado com base nos dados coletados até o dia 20 de setembro. Como ainda não se tem previsão dos danos totais do tufão N.15, esse número pode aumentar.
Dentre os danos causados à agricultura local, as plantações de cenouras de Tomisato, Yachimata e outras cidades somam 2,75 bilhões de ienes. O cultivo de tomate e berinjela também sofreram muitos danos, com prejuízo total estimado em 926 milhões de ienes.
Já os danos à indústria pesqueira se concentram principalmente nas redes de cultivo de “Ise ebi” das cidades de Kyonan, Minamiboso, entre outras. Calcula-se que o prejuízo seja de 932 milhões de ienes.
Prevê-se que os danos aumentem ainda mais. A província de Chiba está escutando os relatos dos fazendeiros e pescadores da região para proporcionar os auxílios necessários, implementar sistemas gratuitos de empréstimos sem juros e ampliar os planos de ajuda.
Fonte: NHK News