A polícia de Tóquio prendeu um cidadão chinês pela suspeita de organizar corridas ilegais de táxi para turistas de seu país que visitam o Japão.
A polícia disse que o residente de Tóquio, Sun Taiwu de 37 anos, é suspeito de operar um negócio ilegal usando os donos de carros privados entre abril do ano passado e janeiro deste ano.
Três outros chineses também foram presos pela suspeita de trabalhar como motoristas para Sun.
Sun teria usado um app chinês de caronas, o Huangbaoche, ou Hi Guides.
A polícia diz que Sun usou cerca de 50 motoristas para transportar turistas de/para o Aeroporto de Haneda em Tóquio e outros locais.
As autoridades confiscaram notas as quais mostram que seu negócio provavelmente levantou cerca de 100.000 dólares de 960 viagens por mês.
Sun negou todas as alegações.
A polícia planeja aplicar medidas severas contra táxis não licenciados que estão cada vez mais sendo usados em aeroportos e pontos turísticos no Japão. Entretanto, esse tipo de atividade ilegal é difícil de detectar, já que reservas e pagamentos são feitos online, e passageiros não pagam com dinheiro em espécie no local.
De acordo com fontes investigativas, os motoristas suspeitos disseram aos oficiais que estavam apenas ajudando amigos em visita ao Japão e negaram o recebimento de qualquer quantia em dinheiro.
Fonte: NHK World