Em uma fazenda na região sul da China vive um porco muito grande que é tão pesado quanto um urso polar.
O animal de 500Kg faz parte de um rebanho que está sendo criado para se tornar um suíno gigante. No abate, alguns dos porcos podem ser vendidos por mais de 10.000 yuans (US$1.399), mais de três vezes a média do rendimento disponível mensal em Nanning, capital da província de Guangxi onde Pang Cong, o dono da fazenda, vive.
Enquanto os porcos de Pang possam ser um exemplo extremo das extensões que os fazendeiros estão chegando para suprir o problema crescente da escassez de porcos da China, a ideia de que maior é melhor vem se espalhando por todo o país, lar para os consumidores mais vorazes da carne.
Os altos preços de carne suína na província de Jilin, norte do país, estão levando fazendeiros a aumentarem o tamanho dos porcos para chegarem a um peso médio de 175Kg a 200Kg, mais que o normal de 125Kg. Eles querem aumentar seus tamanhos “para o maior possível”, disse Zhao Hailin, criador de suínos na região.
Os porcos gigantes estão sendo criados durante uma época desesperadora para a China.
Com a peste suína africana dizimando o rebanho suíno da nação – pela metade, de acordo com algumas estimativas – os preços da carne de porco aumentaram para níveis recordes, levando o governo a pedir aos criadores que aumentem a produção.
O vice-premier chinês Hu Chunhua alertou que a situação de fornecimento será “extremamente grave” ao longo do primeiro semestre de 2020.
A China enfrentará uma escassez de suínos de 10 milhões de toneladas neste ano, mais do que está disponível no comércio global, o que significa que é necessário aumentar a produção nacional, disse ele.
China is breeding giant pigs the size of polar bears https://t.co/asLeP9anPu
— Bloomberg (@business) October 8, 2019
Fonte: Bloomberg