O smartphone é um dispositivo importante, não só para fazer chamadas ou trocar mensagens, mas também no caso em que é preciso ficar em alerta por causa da aproximação do tufão, por exemplo.
Supondo que ocorram danos nas redes das operadoras de telefonia celular e que fique sem sinal do Wi-Fi ou fique fora da área de serviço. Ainda assim é possível conexão com a internet. Por isso, grave essa rede pública e gratuita na emergência: 00000JAPAN.
Para usá-la é muito fácil. Vá em Ajustes e selecione Wi-Fi. Coloque o Wi-Fi on e selecione 00000JAPAN. Não precisa de nome de usuário nem de senha. Este serviço é fornecido em conjunto pelas empresas de telecomunicações quando ocorre um desastre em larga escala.
Estando conectado na web poderá enviar e receber mensagens, bem como verificar informações importantes e relevantes. Veja quais e toque sobre a escrita em vermelho para abrir.
- Agência de Meteorologia do Japão-AMJ em português
- Informações sobre tufão, em inglês
- Centro de Informações de Prevenção de Desastres, do governo, em japonês
- Twitter da KDDI
- Twitter da SoftBank
- Twitter da Docomo
- NHK em português
Para evitar de consumir bateria do smartphone
As dicas dos especialistas em um momento como o da passagem do tufão são:
- Coloque o smartphone no Modo Avião (Ajustes) ou desative as notificações
- Evite usar os apps desnecessariamente
- Nos Ajustes vá para Tela e Brilho e reduza o brilho da tela o máximo que puder
Além disso tenha anotado em um papel os principais números de telefone para contato e saiba onde tem um telefone público para usar quando necessário. É bom ter em mãos moedas de ¥10 e ¥100 caso precise ligar.
Fontes: AMJ, NHK e WLan