No outono-inverno o cozido popular oden, indispensável na mesa das famílias é um dos pratos preferidos dos japoneses. E também dos estrangeiros, segundo resultado de uma pesquisa realizada pela empresa Asmarq.
No Dia do Oden, 10 de outubro, a empresa resolveu divulgar o que pensam os residentes estrangeiros, já que a cultura alimentar japonesa foi decretada Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em 2013 e continua em alta no mundo.
Se somar as respostas “gosto” (50%) e “entre gostar ou não, gosto” (33%) a grande maioria dos residentes há mais de 3 anos apontaram resposta positiva.
Com opção de múltiplas respostas à pergunta “o que gosta no oden?” 73% disseram que é porque esquenta o corpo. Além disso 59% apontoram que de um único prato se pode comer variados alimentos. Também gostam da praticidade no preparo, se sobrar pode ser requentado, divertido comer com a família ou amigos, além de outras vantagens do cozido.
Em relação aos alimentos contidos como ingredientes, veja as preferências no ranking abaixo.
- Ovo: 73%
- Daikon: 72%
- Kinchaku com mochi: 61%
- Chikuwa: 58%
- Satsumaage: 52%
- Konnyaku: 48%
- Shirataki: 47%
- Salsicha: 40%
- Rolinho de bardana (gobo maki): 39%
- Espetinho de carne: 32%
O que os japoneses e estrangeiros têm em comum em relação ao gosto são o ovo e daikon, só que a raiz é a preferida com 62%.
A grande maioria (80%) disse que gostaria de apresentar esse prato típico nos seus respectivos países.
O oden pode ser facilmente encontrado nas lojas de conveniência, já à venda. Mas se gosta desse cozido aprenda a prepará-lo através da receita fácil tocando aqui.
Fonte: PR Times