Um homem de cerca de 50 anos de idade da cidade de Omihachiman (Shiga) que desenvolveu febre maculosa japonesa após ser picado por um carrapato morreu, anunciou o Governo Provincial de Shiga na quarta-feira (9).
Esse é o primeiro caso de uma pessoa na província de Shiga que desenvolveu febre maculosa japonesa ou morreu em decorrência dela desde 1999, quando os registros começaram a ser mantidos.
A febre maculosa japonesa é transmitida pela picada de um carrapato que carrega a bactéria. Após um período de incubação de dois a oito dias, os pacientes desenvolvem sintomas como febre, erupções cutâneas em suas mãos e pés, e lentidão.
De acordo com a divisão de controle de medicamentos e infecção do governo provincial, o homem apresentou febre e erupção cutânea em suas mãos e pés no dia 6 de setembro e foi internado no dia 13 do mês.
Ele morreu no dia seguinte por falência múltipla dos órgãos. Não se sabe quando ou onde ele foi picado por um carrapato. A mãe do homem, que tem cerca de 80 anos e morava com ele, também apresentou os mesmos sintomas e foi internada em 13 de setembro, mas se recuperou.
O governo da província está pedindo às pessoas que usem camisetas de manga comprida e calças quando entrarem em áreas de gramado e visitem uma clínica ou hospital se forem picadas por um carrapato ao invés de tentar removê-lo por conta própria.
*Febre Maculosa Japonesa
Em japonês: Nihon Kohan Netsu (日本紅斑熱 – にほんこうはんねつ)
Em inglês: Japanese Spotted Fever
Fonte: Mainichi