Uma epidemia de influenza começou em 12 províncias no Japão, mostraram dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
O número médio de pacientes com influenza reportado até 15 de setembro por cerca de 5.000 clínicas/hospitais designados como pontos de observação fixos chegou a 1.17 por instituição, aproximadamente 8.7 vezes o número no período correspondente de 2018.
O número médio de pacientes por instituição ultrapassou 1 – o critério para uma epidemia – em 12 das 47 províncias do Japão. A epidemia de influenza começou mais de 2 meses antes do normal.
Um total de 490 escolas em todo o Japão suspenderam algumas ou todas as aulas por causa da epidemia.
O maior número de pacientes foi reportado em Okinawa, o qual começou a aumentar no fim de julho, e ultrapassou 30 por ponto de observação fixo na primeira semana de setembro, levando o governo provincial a emitir um alerta.
Uma epidemia de influenza começou também em 11 outras províncias incluindo Fukuoka, Saga e Kagoshima no sudoeste do arquipélago e em Ishikawa na costa do Mar do Japão.
Além de vacinação, fazer gargarejo, lavar as mãos e ter cuidado ao tossir são métodos eficazes para prevenir a disseminação da influenza.
Fonte: Mainichi