Muitos estudantes tomaram o trem-bala para ir à escola nas áreas leste da província de Nagano onde trens locais continuam parados em decorrência da passagem do tufão Hagibis que atingiu o Japão em meados deste mês.
O governo da província de Nagano e a operadora ferroviária East Japan Railway (JR East) apresentaram o transporte alternativo em 23 de outubro, fazendo uso dos trens Hokuriku Shinkansen.
Cerca de dois mil estudantes, principalmente os que frequentam o ensino médio ou universidade precisaram apresentar apenas seus passes para usar os trens-bala e ir às aulas.
O serviço entre as estações de Tanaka e Ueda da Shinano Railway foi suspenso após uma ponte que atravessa a linha ter desabado no desastre de 12 de outubro.
A ponte em Tomi fica perto do Rio Chikuma, que transbordou por causa da forte chuva trazida pelo tufão Hagibis, o de número 19.
Como o Hokuriku Shinkansen e as linhas da Shinano Railway operam em paralelo, os estudantes podem chegar à escola ao fazer a baldeação para trens locais ou ônibus nas estações de Ueda, Sakuradaira ou Karuizawa.
Vagões não reservados no primeiro trem-bala Asama a partir da estação de Karuizawa à de Nagano estavam lotados no dia que a medida entrou em vigor, com muitos passageiros de pé nos corredores.
Ainda não se sabe quando o serviço ferroviário local ao longo do trecho interrompido será retomado.
Um representante da JR East disse que o trem-bala alternativo é uma “medida extraordinária” que deve continuar até pelo menos meados de novembro.
Fonte: Asahi